Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado

A Política De Trânsito Bolsonarista

O atual governo de Jair Bolsonaro, menospreza dados e estatísticas, com mudanças no código de trânsito e da vida da população, em mais um de seus decretos, com uma visão que contraria todas as possibilidades de uma política para redução dos crimes e infrações de trânsito.

Respeito É Pra Quem Tem

Prosa Maloqueirista

"Eucoloro - A Cidade Limpa Contra a Arte de Grafiteiros"

RG Noise City

Conversa Entre Rappers

quarta-feira, março 21

III Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis


Conferência reivindica integração para a cultura de Florianópolis

Mesa redonda Integração eTransversalidade contou com a participação de aproximadamente 30 agentesculturais. A proposta é que haja uma unidade da universidade com a cidade,defendeu a secretária de Cultura da UFSC
A mesa redonda 3 da III Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, que aconteceu entre os dias 19 e 20 demarço, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, teve como tema a Integração e aTransversalidade, e focou o debate na dinamização dos equipamentos culturais,criação de portais de comunicação integrados e fomento das políticas artísticase culturais do município.
 Mediada por Alfredo Manevy, professor deCinema da UFSC, a mesa contou com proposições e provocações de Maria de LourdesBorges, da Secretaria de Cultura e Arte (SeCarte) da UFSC; Célia Gillio, daBM&A; e Maria Teresa Piccoli, representando o SESC de Santa Catarina. Cadadebatedor teve alguns minutos para compartilhar experiências com os demaisparticipantes da mesa e provocar as possíveis propostas.
 Maria de Lourdes apresentou a Secarte e asparcerias já realizadas em atividades culturais. “A proposta é que haja umaunidade da universidade com a cidade. É interagir e ser comunidade”, afirmouMaria de Lourdes. A música foi o fio condutor da fala de Célia Gillio, nasoportunidades aos artistas brasileiros em participar de feiras internacionais.Já Maria Teresa trouxe a experiência do SESC como espaço cultural e propôs que“os setores envolvidos (na cultura) sentem junto para haver uma integração defato”.
Convergência da mesa
Aproximadamente 30 atoresculturais ligados a instituições artísticas, pontos de cultura, museu e outrasinstituições participaram da mesa. Apesar do leque de setores artísticosrepresentados na reunião, as propostas dos participantes convergiram paratemáticas semelhantes, observadas as necessidades de cada setor e os locaisatendidos, ou mal atendidos, pela atual política cultural de Florianópolis.
 Dessa forma, foram levadas à plenáriapropostas de programas estratégicos que abrangem os seguintes setores: Programapara atender a circuitos, espaços e equipamentos culturais, instalando ecriando novos e dinamizando os já existentes; Criação de Edital Municipal dePontos de Cultura, assim como editais e ações voltadas às Bandas de Música ecriação de um centro de arte contemporânea e outros espaços públicos deexcelência; Integração do transporte público para facilitar a mobilidade eacesso às atividades culturais, as quais se concentram à noite e aos finais desemana (tal proposta vai ao encontro do Plano Diretor, também em discussão emFlorianópolis); Sinalização da existência dos espaços culturais existentes;Criação de programas de aprimoramento institucional da cultura, transparência ecritério para melhor distribuição dos recursos; e Capacitação dos agentes egestores culturais. Há a necessidade ainda de divulgação das atividadesculturais no município, sendo propostos mapeamento e cartografia cultural dacidade, valorizando os artistas locais, além da criação de portais decomunicação e informação.
 Foi mencionada ainda a importância dospróprios proponentes e também da comunidade em geral de fiscalizar e acompanharas propostas dos programas, para dar continuidade ao Plano Municipal de Culturae fazer com que as propostas sejam efetivamente colocadas em prática.


Texto e foto de Valéria Valdeci Martins – Ponto de Cultura EducaçãoMusical Popular (Banda da Lapa), que participou da Cobertura Colaborativa daIII Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis – Coordenação: PontãoGanesha.



EuCor Reprime Brasil
Estudo Cinematográfico Utopista Onipresente Regionalista

Nenhum comentário: