Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado

A Política De Trânsito Bolsonarista

O atual governo de Jair Bolsonaro, menospreza dados e estatísticas, com mudanças no código de trânsito e da vida da população, em mais um de seus decretos, com uma visão que contraria todas as possibilidades de uma política para redução dos crimes e infrações de trânsito.

Respeito É Pra Quem Tem

Prosa Maloqueirista

"Eucoloro - A Cidade Limpa Contra a Arte de Grafiteiros"

RG Noise City

Conversa Entre Rappers

segunda-feira, abril 16

MOSTRA CAVALCANTI RECUPERA OBRA


MOSTRA CAVALCANTI RECUPERA OBRA
QUE REINVENTOU A ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA

De 23 a 27 de abril, o Curso de Cinema daUFSC promove exibição de onze filmes, apresentação de trabalhos de pesquisadorese debates sobre o emblemático cineasta brasileiro



Figura emblemática de paradoxos e preconceitos centrais àhistória do cinema, Alberto Cavalcanti é hoje foco de um interesse crescente dealunos, professores e admiradores  do únicocineasta brasileiro com experiência internacional significativa. De 23 a 27 deabril, o projeto Punctum: cinema epensamento, do Curso de Cinema da UFSC promove a Mostra Cavalcanti, comexibição de onze filmes, apresentação de ensaios seguidos de debates porpesquisadores e profundos conhecedores da sua obra, como Rodrigo de Haro,Felipe Soares, Carmen Rial, Marina Moros, André Zacchi. A mostra visa reunirtrabalhos em torno de temas relativos aos filmes e publicá-los, junto com osdebates gravados, na Punctum, arevista do Curso (www.punctum.ufsc.br).


Nascido no Rio de Janeiro em 1897, Cavalcanti esteve nocentro de momentos cruciais, trabalhando como diretor (de 58 filmes),roteirista, cenógrafo, diretor de som, de arte, montador, desenhista deprodução, figurinista, arquivista e ator. Começou como assistente de L’Herbierem Paris, tornando-se em seguida nome central da vanguarda francesa dos anos 20(Rien que les heures é exemplo dissoe estará na Mostra). Nos anos 30 inicia, com John Grierson, no General PostOffice Film Unit (GPO), a tradição do documentário inglês, hoje especialmenteprodutiva – Coal Face e Night Mail, do GPO, também serão exibidos.Na mesma época, torna-se um dos principais desenvolvedores da tecnologia e daestética do som no cinema, e dessa fase a Mostra inclui Went the Day Well? e Dead ofNight.


Em 1949, Cavalcanti volta ao Brasil a convite de AssisChateaubriand e, trazendo técnicos da Europa, assume a direção artística daCompanhia Vera Cruz, iniciativa industrial ambiciosa que enfrenta oposiçãoferrenha e complexa, tanto da direita quanto da esquerda – até sua vida privadaé revirada na imprensa. Nos anos 50, depois de filmar O canto do mar (filme que abre a Mostra), volta à Europa onde conheceBertolt Brecht (e filma seu Herr Puntila,que estará na Mostra) e Joris Ivens, trabalhando também, em vários países, comteatro e televisão. Morre em 1982 em Paris.


Apesar das retrospectivas, biografias, e edições de cópiasem DVD, Cavalcanti é ainda pouco conhecido do público. O interesse crescente depesquisadores em torno dele faz ver todo um universo de conceitos e atitudescapazes de revolver e desativar muitas certezas quanto à arte, estética, história,nacionalidade, gênero etc.


Convidados
A cada dia a Mostra exibe cerca de duas horas de filmes elogo em seguida vêm as apresentações e os debates. No primeiro dia, segunda, 23de abril, o convidado será Rodrigo deHaro, cinéfilo apaixonado que conheceu Cavalcanti e que tem em O canto do mar um embalo decisivo em suavida de poeta e artista plástico.


Na terça, André Zacchi,mestrando em Literatura e formando em Cinema na UFSC, propõe uma leitura defilmes de Cavalcanti dos anos 30 e 40 (principalmente Night Mail, Went the DayWell? e Dead of Night) a partirde seu trabalho de Mestrado, voltado principalmente ao inumano. O debatedorserá seu colega de Mestrado LucianChaussard, também formado em Cinema na UFSC, participante da seleção defilmes dos festivais Fam e Faça e crítico da revista Contracampo.


Na sexta-feira, último dia, a pesquisadora Marina Moros, com Mestrado e Doutoradoem Literatura na UFSC, apresenta trabalho em torno de sua atual pesquisa dePós-doutorado, também na UFSC, em torno dos documentários de Cavalcanti, em suarelação com conceitos como o de soberania – falará principalmente de Coal Face e Rien que les heures. A debatedora será sua supervisora, Carmen Rial, do Departamento deAntropologia e dos programas de pós-graduação em Antropologia e CiênciasHumanas da UFSC, além de coordenadora do Núcleo de Antropologia Audiovisual(Navi), com pós-doutorado na mesma área pela École de Hautes Études em SciencesSociales.


Na quarta e na quinta, os debates serão conduzidos pelosprofessores Antonio Carlos Santos,da Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, e Luiz Felipe Soares, do curso de Cinema e da Pós em Literatura daUFSC (ambos tendo feito também mestrado e doutorado em Literatura na UFSC).

Os filmes
23/4, segunda feira
·        O canto do mar (1952), 124 min: produçãoposterior à Vera Cruz, já para a Kino Filmes, do Rio. Experimentação nohumanismo realista, enfocando a seca no Nordeste e suas consequências.Participação no roteiro de José Mauro de Vasconcelos, música de Guerra Peixe,fotografia exuberante de Cyril Arapoff e Paolo Reale. Com Luiz Andrade, GlauceBandeira, Fernando Becker, Aurora Duarte.
24/4, terça feira
·        Night Mail (1936), 25 min: produçãodo General Post Office, a partir do poema de Wystan Hygh Auden, dirigido comHarry Watt e Basil Wright. Cavalcanti faz o som do filme, de desenho sofisticado.Com John Grierson.
·        Went the Day Well? (1942), 92 min: produçãoda inglesa Ealing (onde Cavalcanti trabalha depois de se afastar do GPO),tematizando a possível invasão da Inglaterra pelo exército alemão na SegundaGuerra. Com Leslie Banks, C. V. France, Valerie Taylor.
25/4, quarta feira
·        La P'tite Lili (1927), 15min: segundofilme de Cavalcanti, feito na França, com curiosa experimentação de texturas. ComCatherine Hessling (modelo de Auguste Renoir) e com Jean Renoir (no papel doproxeneta).
·        We Live in Two Worlds (1937), 15 min: produçãodo GPO (co-produção com a Suíça), com texto e voz de J. B. Priestley, sobre nacionalidadee cruzamento de fronteiras.
·        Herr Puntila und seinKnecht Matti(1960), 97 min, colorido: comédia musical, adaptação do texto de Brecht,co-produção entre Áustria e ex-Alemanha Oriental. Com Curt Bois, HeinzEngelmann e Maria Emo.
26/4, quinta feira
·        Yellow Caesar (1941), 24 min: produçãoda Ealing, debochando da figura de Mussolini, com montagem brincalhona detrechos de documentários e reportagens cinematográficas, alternados comdesenhos (de Feliks Topolski). Marcel King, Sam Lee, Max Spiro e Jack Warrockimitam a voz de Mussolini.
·        Dead of Night (1945), 103 min: produçãoda Ealing. Personagensse reúnem numa casa e contam histórias estranhas. Cavalcanti dirige os segmentos Christmas Party e The Ventriloquist's Dummy – nesse último um boneco de ventríloquoganha vida. Parcialmente baseado em H. G. Wells.Com Mervyn Johns, Roland Culver, Mary Merrall, Googie Withers, Frederick Valk.
27/4, sextafeira
·        Capitain Fracasse (1928), 92 min: produçãofrancesa, adaptação do romance de Téophile Gautier, em que o capitão recebe umatrupe de teatro e se apaixona por uma das atrizes. ComPierre Blanchar, Lien Deyers, Charles Boyer.
·        Rien que les heures (1926), 35 min: produçãofrancesa, experimentação com enquadramento, iluminação, montagem, imagensfragmentadas, como que acompanhando cenas de Paris referidas aos choquesmodernos. Com Blanche Bernis, Nina Chousvalowa, Philippe Hériat, CliffordMcLaglen.
·        Coal Face (1936), 11 min: produçãodo GPO, também a partir de texto de Wystan Hygh Auden (assim como Night Mail), enfocando, com criatividadee imprevisibilidade de enquadramento e montagem, gestos de trabalhadores emminas de carvão. Com a voz do próprio Auden.


Filmografia de AlbertoCavalcanti (cf.http://www.imdb.com/name/nm0146709/):
La visite de la vieille dame (TV, 1971) / Les empaillés (TV, 1969)/ Story ofIsrael (1967) / Yerma (1962)/ The Monster of Highgate Ponds (1961)/ Herr Puntila und sein Knecht Matti (1960)/ La primanotte (1959) / A Rosa-dos-Ventos (segmento da Rússia) (1957) / Mulher de Verdade (1954)/ O Canto do Mar (1952) / Simão o Caolho (1952)/ For Them That Trespass (1949)/ The First Gentleman (1948)/ They Made Me a Fugitive (1947)/ The Life and Adventures of Nicholas Nickleby (1947)/ Dead of Night (segmentos ChristmasParty e The Ventriloquist's Dummy)(1945) / Champagne Charlie (1944)/ The Halfway House (1944)/ Waterlight (1943) / Went the Day Well? (1942)/ Alice in Switzerland (1942) / Film and Reality (1942) / Yellow Caesar (1941) / A Midsummer Day's Work (1939) / Men of the Alps (1939) / Four Barriers (1938) / Mony a Pickle (1938) / The Line to Tschierva Hut (1937) / We Live in Two Worlds (1937) / Who Writes to Switzerland (1937) / Message from Geneva (1936) / Coal Face (1935) / Pett and Pott: A Fairy Story ofthe Suburbs (1934) / New Rates (1934) / The Glorious Sixth of June (1934) / Coralie et Cie (1933) / Le mari garçon (1933) / Plaisirs défendus (1933) / En lisant le journal (1932) / Le jour du frotteur (1932) / Le truc du Brésilien (1932) / Nous ne ferons jamais le cinéma (1932) / Revue montmartroise (1932) / Tour de chant (1932) / À mi-chemin du ciel (1931) / Les vacances du diable (1931) / Dans une île perdue (1931) / A Canção do Berço (1930) / Toute sa vie (1930) / Le petit chaperon rouge (1930) / Rien que les heures (1930) / Vous verrez la semaine prochaine (1930) / Le capitaine Fracasse (1929) / La jalousie du barbouillé (1929) / En rade (1928) / Yvette (1928) / La p'tite Lili (1927) / Le train sans yeux (1927)

_________________________________________________________________________________


EuCor Reprime Brasil
Estudo Cinematográfico Utopista Onipresente Regionalista

Um comentário:

eliane r.m. disse...

Muito legal!Mostra muito bem elaborada, busca a grande História de Cavalcanti no Cinema!!!Show de Historia Cinematografica!!!!!!um abraço!